Saturday, August 25, 2007

2 anos de Canada!

Parece que foi ontem que avisamos as famílias, que eu pedi demissão no meu emprego em São Paulo e que mudamos para Toronto, sem nunca antes haver pisado no Canada. Pois é, o tempo passou e neste mês completamos dois anos de terras geladas. Parece ontem que escrevemos os posts de quando chegamos aqui e o de 1 ano de Canada. Posso dizer que a nossa vida aqui mudou completamente, e que hoje estamos muito felizes com a nossa escolha.

Alguns fatores que proporcionaram um balanço positivo são:


- Segurança - indiscutivel. O Google mostra o mapa de assassinatos com o nome das vítimas, que geralmente são pessoas envolvidas com gangues ou drogas

- Qualidade de vida - poder sair do trabalho, chegar em casa e ainda ter tempo de nadar, andar de bicicleta e correr no Verão. Patinar no lago congelado com música ambiente no inverno

- Estilo de vida diferente - só vivendo aqui para entender


- Inverno - sim, curtimos muito o inverno pois adoramos esquiar!

- Amigos - conhecemos ótimas pessoas e criamos grandes amizades


- Estações bem definidas - o outono aqui é lindo!

- Transporte público de qualidade - aqui o transporte funciona


Mas claro que nem tudo é maravilhoso, os problemas também existem:


- Saudades da família: não tem jeito, sentimos muita falta mesmo

- Comida: após dois anos eu ainda não consegui me acostumar com a comida daqui. Acho dificil encontrar um restaurante que a comida seja realmente saborosa. Além disso a quantidade de produtos light oferecidos aqui é muito menor do que em SP.

- Sistema de Saúde: esta é uma questão polêmica. Apesar de gratuita, se comparada com a assistência privada que tinhamos no Brasil é muito ruim. Aqui o sistema é de médico de família.

- Falta de praias: aqui temos praias de lago... Precisa dizer mais alguma coisa?


- Serviços: de um modo geral qualquer tipo de serviço é muito caro. Tudo aqui é faça você mesmo. Tudo bem que na primeira que voce monta uma mesa é ate engraçado, mas na segunda ja é tragico.

5 comments:

Paula Regina said...

Queridos,
Parabéns pelos dois anos! É uma loucura o que passa mesmo, em menos de um mês somos nós que completaremos nosso primeiro ano de luta por aqui.
Caroles, força na nova etapa e saiba que sempre pode contar com o ombro amigo aqui da vizinha que está no mesmo barco viu? Ah, lembra aquela vaga de gerência que eu disse para o RH da Accenture que eu nunca fui gerente no Brasil, bla bla bla.. Pois é, eles querem fazer a segunda entrevista comigo mesmo assim. Amanhã vou falar com a diretora de marketing e comunicação de lá. Ok, mais uma entrevista no mínimo estou virando expert nisso!
bjs e tudo de melhor para vcs

K said...

Parabéns por esse marco. E é bom saber que pelo menos alguém curte o inverno porque quando eu digo que vou gostar o povo me chama de maluca, que nunca vi o frio daí, etc.

E ano que vem já tem a cidadania, né?

Sds,

Camila.

Anonymous said...

Carol e Fernando!
Parabéns pelos 2 anos de canada, e quem venham muitos outros pela frente
Familia 3M (quase 4 M)

Carol, Ênio e Leila said...

Parabéns,
quem sabe não nos encontremos no seu terceiro ano de Canadá? rs

Um abraço,
Carol

:= said...

Parabéns por mais esta conquista! Ouvi falar d egente que vai embora depois do primeiro inverno.
Enqto vcs estão completando 2 anos nós completamos 2 meses e uma coisa temos em comum: eu tb não aprecio muito a cozinha daqui; mesmo os ingredientes acho que são menos "concentrados" que no Brasil.
O jeito é partir para a critividade.
Bjs