Saturday, December 13, 2008

Gravidez no Canada

Agora que eu consegui estabelecer um pouco mais a rotina com o nosso herdeiro, vou comentar um pouco como foi a minha experiencia aqui de trabalho de parto e nascimento do Lucas.

Minha experiência no hospital começou na trigésima semana, quando fui diagnosticada com pressão alta e semanalmente passei a fazer exames de sangue, urina e ultrasom no próprio hospital. Não tenho do que reclamar, pois durante todo este período sempre fui super bem atendida.

Como a pressão alta me perseguiu até o final da gravidez, minha obstetra decidiu induzir o meu parto quando eu estava na 39,5 semanas. A indução foi super tranquila e simples. O hospital me ligou seis e meia da manhã e pouco depois já estávamos sendo atendidos. Primeiro me colocaram em um quarto no assessment room, onde monitoraram por cerca de meia hora o batimento cardíaco do Lucas. Terminado o monitoramente a minha médica chegou, fui transferida para uma birth suite, onde recebi um gel vaginal colocado por ela mesma. Fui orientada de que em pouquíssimos casos o efeito seria no mesmo dia, e que muito provavelmente eu teria que voltar ao hospital somente no dia seguinte, 7 da manhã. Fui para casa achando que só voltaria lá no dia seguinte mesmo, porém para minha surpresa no final da tarde as contrações começaram. Quando o intervalo entre elas atingiu menos de 3 minutos fomos ao hospital de novo, onde fui atendida bastante rápido e já estava com 3 cm de dilatação. Imediatamente eu pedi para tomar a Peridural. Uma hora depois fui transferida novamente para a Birth Suite onde algum tempo depois recebi a injeção. Na maioria dos casos não dói nada, mas eu senti bastante dor na aplicação devido a escoliose que eu tenho nas costas (e não sabia). Minutos depois as contrações continuaram porém eu não sentia mais dor.

Fiquei em trabalho de parto durante 10 horas e às 4:30 da manhã o Lucas nasceu. Quem faz o parto é a obstetra, que é chamada pela enfermeira que nos acompanha durante todo o processo. Porém é a enfermeira que fica com a gente durante o tempo todo. O parto foi normal, super rápido e logo depois eu já estava ótima, inclusive podendo andar!


Durante a estadia no hospital tive bastante apoio das enfermeiras que me ajudaram muito com a amamentação. Porém quando cheguei em casa, alguns dias depois, do nada, o Lucas parou de mamar. Como o sistema do governo prevê a visita de duas enfermeiras diferentes na casa do novo bebê, não tive dúvida, liguei para ela e pedi uma visita. Foi ótimo porque ela me ajudou e novamente consegui amamentar.

No próximo post conto a nossa não tão feliz experiência em outro setor do hospital.

10 comments:

Re, Li e Lily said...

Parabéns pela chegada do pequeno e pelo sucesso no parto normal!
Eu tive uma experiência semelhante, que porém culminou numa cesárea.
Sucesso na amamentação e nos cuidados com o Lucas!
Renata

Ninha, Doane e Christal said...

Oi Carol, sou uma leitora sua ja tem um tempinho, e fiquei muito feliz em ver como por ai as coisas são bem diferentes do que a gt ouve falar. Meu parto com a minha nenem, foi exatamente igual ao seu, tive a peridural tb , com a diferença de que senti a primeira cólica as 4 da manhã e a Chris nasceu as 7:10 da manhã 0.0 ... porem estava com muita dor e me aplicaram a injeção por esse motivo. Christal veio de parto normal também e 2 , 3 hr depois eu ja estava ótima, como se nada tivesse ocorrido.
O que ouvimos muito falar é que ai no Canadá eles forçam o natural até o último momento, nada de injeções nada de nada e com o seu post, posso ter uma outra idéia de como funcionam as coisas por ai.

Desejo aos papais tudo de bom, com esse clima de neném novinho em casa, sucesso na amamentação com o pequeno Lucas, ele é lindo !

Abraços

Ninha e Dodo

K said...

Parabéns pela chegada do filhote!

Não tenho experiência de parto, mas tive que tomar epidural pra fazer uma cirurgia no joelho e doeu tanto a injeção que eu olhei nos olhos da enfermeira que estava segurando minha mão e disse que jamais tomaria essa anestesia de novo. Ela riu e falou que eu ia, sim, porque vou querer quando tiver neném. Continuo nos planos de não repetir a experiência, mas também nunca senti as dores do parto... Vamos ver se vou manter minha palavra. :)

Tomara que tudo corra bem com a amamentação do Lucas.

Beijo,

K.

Kika said...

Oi Carol

Que bom que o pequeno Lucas está ótimo e que o parto foi bem tranquilo. Nós fizemos o curso de prenatal no North York General Hospital e adoramos. Mas o Leo irá nascer, mes que vem, no Mount Sinai. Espero que minha experiência seja bem tranquila quanto a sua.

(depois me passa o telefone da enfermeira que você ligou - ou vc apenas ligou para o Public Health?)

Um beijo e parabéns

PS: temos um amigo que está se especializando em fotos de bebe - ele é canadense... se quiser depois posso te passar os contatos!!! O preço dele é mais em conta do que os profissionais que encontramos por ai - mesmo pq a profissão dele mesmo é engenheiro... e eu penei para achar um fotográfo por aqui!!!!!

Mirella said...

OI Carol,
Que legal que deu tudo certo e que vc esta feliz com todo o atendimento... A Guta me contou um pouquinho de como tinha sido no nover da Fabi.
Em Janeiro eu vou aí ver vcs, posso?
Bjs e até

Anonymous said...

Carol, parabens pelo nascimento do Lucas!!! Fiquei tao feliz em saber que vc esta amamentando, para mim foi uma das coisas mais especiais durante os primeiros meses de vida do Thomas. Eu tb tive uma otima experiencia no North York Hospital, lembra que comentei com voce? Meu unico problema foi ter que ficar 3 dias internada, e ter que ver umas enfermeiras sem educacao em alguns turnos. Eu tb fui induzida, mas nao tive dilatacao e acabei tendo que fazer cesaria depois de 28 horas de trabalho de parto (com a peridural, logico!) e a bolsa ja tinha rompido.
Parabens mais uma vez e curta bastante este bebezinho mais fofo.
Beijos
Rachel

Ju e Ivan said...

Depois de ler tanta coisa ruim do sistema de saúde canadense é sempre bom ver boas notícias! =)
Parabéns mamãe! =)

Sweet Canadian Life said...
This comment has been removed by the author.
Sweet Canadian Life said...

Parabens pela chegada do Lucas!!!
Que bom que seu parto foi facil!

Minhas experiencias de parto aqui no Canada foram maravilhosas. Foram 2 partos. Tive minha primeira cesaria programada como sempre desejei. Ha' quem condene a cesaria, mas eu nao tinha coragem de ter parto normal. Admiro as mulheres que tem! Parabens! E que Deus abencoe sua familia.
Denise

materials said...

Some of the content is very worthy of my drawing, I like your information!
costume jewelry