Friday, July 03, 2009



















Um ano de casa nova!

Há exatamente um ano nos despedimos do nosso apartamento (ou como dizem por aqui, apertamento) e nos mudamos para uma casa em Maple, 20 km de Toronto, porém com bem mais espaço.

Sempre que se fala em casa o que mais se escuta é: "xii, agora vcs terão que limpar a neve da calçada". Por sorte o lado da rua onde se localiza a nossa casa não tem driveway, e por isso não precisamos limpar a neve da calçada. E como sempre deixamos o carro dentro da garagem (ela ainda não virou depósito) também não tivemos que acordar mais cedo para limpá-lo.

Também descobrimos que cuidar de jardim dá mais trabalho do que a gente pensava. As weeds são umas pragas mesmo, e tem que ter paciência para arrancá-las, uma por uma, já que agora a venda do veneno em pó solúvel em água agora é proibida por lei. Além disso a grama nem sempre está verde, nem sempre bem cuidada, e para deixar o jardim bonito e colorido é preciso de paciência. Considerando que o verão aqui dura pouco, é preciso agir rápido, se não só no ano que vem!


Estamos aprendendo a fazer coisas que antes achávamos tão complicado que se quer imaginávamos. Pintar as paredes, montar móveis, pregar quadros na parede, prateleiras, espelhos não são atividades nem um pouco complicadas e já viraram rotina. Complicado mesmo é trocar piso, levantar drywall e mexer com a parte elétrica da casa. Isso sim requer um especialista (pelo menos no nosso caso).

Também confirmamos o quanto mão de obra aqui é cara aqui, e o quanto vale à pena pesquisar antes de contratar qualquer serviço, já que as diferenças de preço são enormes. Por exemplo a diferença da instalação do telhado (sim, teremos que trocar) chegou a mais de 200%. Pela nossa experiência, empresas maiores, como home depot, cobram muito mais pelos serviços, que nem sempre são melhores. No caso do telhado contratamos uma empresa menor, aqui de Maple mesmo, que foi responsável pela troca de vários telhados de casas vizinhas a nossa, ou aqui na região. Esta mesma empresa apesar de menor oferece serviços mais acessíveis e com garantia de dez anos (a home depot oferecia só cinco).

Conhecemos alguns vizinhos, o que no apartamento era praticamente impossível. Como o pessoal está sempre no jardim ou passeando pelas ruas, é mais fácil iniciar uma conversa. E claro que ter criança sempre ajuda! Incrivel como todo mundo fala oi para o Lucas, para dizer que ele é cute, um happy baby! Acho que não tem um lugar que eu vou com ele que alguém não pare para brincar. Seja adulto ou criança, bebês realmente chamam a atenção de todos!

Com tudo isso podemos dizer mais uma vez que se depender da gente nunca mais moramos em apartamento. Realmente no nosso caso valeu à pena morar em uma casa.

2 comments:

Paula Mazulquim said...

Nossa Carol, um ano já! Como o tempo voa!
Felicidades sempre.
bjs

Sandra said...

Ola!
A familia Charnet acaba de chegar a Toronto e tambem estamos pensando em morar em Maple. Como eh a vida por ai? Quem sabe podemos nos encontrar por ai.Visitem tambem nosso blog:www.eraumavezcanada.blogspot.com