
Desde que chegamos nas terras geladas percebemos que moda é algo que não existe aqui em Toronto. Talvez o motivo seja a própria diversidade cultural dos imigrantes de diferentes países, ou mesmo o estilo de vida que as pessoas levam por aqui. Mas claro que comparado ao Brasil a diferença é gritante.
Aqui cada um anda do jeito que quer, se veste como quer, e ninguém olha feio para ninguém. No começo eu até me chocava quando encontrava alguém na rua com o cabelo pintado de loiro com mechas rosas. Sim, não errei o texto não, eram mechas cor de rosa. Hoje eu quase não percebo mais. Digo quase porque é impossível me deparar com pessoa assim e não notar, mas o que quero dizer é que já não me chama mais a atenção como quando cheguei aqui, em 2005.
E no inverno as coisas por aqui pioram neste sentido. As pessoas andam com botas que não combinam com o resto da roupa, gorros e luvas, cada um de uma cor, e assim por diante. Claro que estas são características gerais, mas que nem todo mundo se veste assim. Ao mesmo tempo que temos a impressão de que algumas pessoas "cairam de cara no armário" (como costumávamos dizer em SP), existem outras que estão sempre bem vestidas, já que muitas lojas oferecem roupas bonitas e de bom gosto.
O que mais me chama a atenção no entanto são os homens, principalmente os que andam de terno de gravata. É incrivel a capacidade deles em usar um terno risca de giz com uma camisa quadriculada e uma gravata listada. Sem brincadeira, não sei que tipo de combinação é esta, mas ela é muito comum por aqui. Já cansei de ver gerente de banco, vice presidente de empresa e até mesmo apresentador de TV usando este tipo de combinação. Eu continuo achando muito estranho.....